Em preparação às eleições de 2022, mesários recebem treinamento nesta semana na Justiça Eleitoral de Santa Maria. Foto: Nathália Schneider (Diário)
Nas eleições de outubro, o eleitor terá um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. Pela primeira vez, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será liberada a confirmação do voto (no botão verde “CONFIRMA”), após um segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.
O chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral, Rodrigo Coimbra, explica o motivo da implementação desse tempo extra na urna. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”, esclareceu.
O eleitor votará, primeiro, para deputado federal (com quatro dígitos) seguido de deputado estadual (com cinco dígitos). Depois, são escolhidos os cargos majoritários na sequência: para senador (com três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente da República (com dois dígitos).
O TSE disponibiliza em seu site o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano, inclusive já está computado o tempo extra para a confirmação do voto.
É bom o eleitor fazer o teste antes de 2 de outubro. Fica a dica!
Leia todos os Colunistas